sábado, 14 de maio de 2011

TEATRANDO


Hoje* brincamos de exercer cidadania (Que agonia!)
Hoje* no teatro de Vinhedo foi feita a DEMOCRACIA
Tudo ensaiado, conforme o combinado
Cada qual com seu papel, feito menestrel, sem confusão
E para dar fim a peça, bastava erguer a mão

"E todo dia a gente inventa e fantasia
A gente tenta todo dia
Feitos cegos
Egos em agonia"

* Referente a assembleia do dia 12/05/2011.

Esse foi o resumo de mais um ano de Campanha Salarial dos Servidores Municipais de Vinhedo. Mais uma vez "aqueles" (cargos comissionados) que realmente representam o funcionalismo público decidiram e confirmaram a proposta da prefeitura. Até quando assistiremos esse teatro? Vamos esperar o próximo capítulo previsível?
O problema que vem ocorrendo é bastante claro, nem cabe muita argumentação, pois nos parece óbvio que a melhor forma de ingresso na carreira pública é por MÉRITO, ou seja, por concurso público. No caso da educação, sem levar para uma questão pessoal dos que se encontram nessa condição de trabalho, a política para preenchimento dos cargos de direção, vice-direção e coordenação deveriam ser obrigatoriamente por concurso público. Esta é a maneira, única ao meu ver, de garantir que estes cargos sejam ocupados por pessoas isentas e preparadas para exercer essa função pública, além de ser a forma reconhecida constitucionalmente pela Lei Federal n° 9394/96 (LDB), que diz em seu artigo 67: "Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público: ítem I Ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos".

É preciso zelar pelos nossos direitos e pelo mérito ao contratar os cargos do quadro público. Só assim haverá valorização profissional!!!

Para mudar essa realidade temos de ocupar os espaços de reflexão coletiva, ajudar a qualifica-los e lutar pela sua ampliação. 
A ação coletiva é o caminho obrigatório para resgatarmos a qualidade de nosso trabalho e do serviço público!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário