terça-feira, 26 de abril de 2011

ABAIXO ASSINADO - COLABOREM

Meus Amigos,

Nosso abaixo assinado está em curso, mas precisamos de mais assinaturas para esse documento ganhar força e chamar a atenção da sociedade e das instâncias superiores.
As reinvindicações são justas e necessárias:

- A reestruturação do Plano de Carreira e Salários dos profissionais da Educação;

- A construção de um Plano Político-Pedagógico, tendo como interlocutores os profissionais envolvidos na educação;

- A criação efetiva de um Centro de Formação de Professores da rede municipal;

- Adequação às metas do novo Plano Nacional de Educação (2011/2020) e à LEI Nº 11.738, DE 16 DE JULHO DE 2008 (Lei do Piso Salarial), que estabelece a composição da jornada de trabalho, com limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.
 
Vamos mobilizar mais pessoas para assinarem o documento e tomarem ciência da nossa petição. Colaborem divulgando-o para seus colegas, amigos, contatos, enfim.
Precisamos acreditar que temos força para melhorar e mudar as nossas condições atuais de trabalho nas escolas, senão fica difícil pensar em educação de qualidade.

«PROFESSORES DE VINHEDO EM AÇÃO»


Eu concordo com este abaixo-assinado e acho que também concordaras.

Assina o abaixo-assinado aqui http://www.peticaopublica.com.br/?pi=PROF2011 e divulga-o por teus contatos.

Obrigado.
Professores de Vinhedo

domingo, 24 de abril de 2011

MOBILIZAÇÃO URGENTE

COLEGAS, estamos em Campanha Salarial.
Aliado a isso estão as reivindicações da nossa categoria (profissionais da educação). Esse momento é decisivo para nós fazermos presença na próxima Assembléia dos Servidores Públicos. Esperar uma posição apenas do Sindicato é perigoso. Precisamos expor os nossos anseios e opiniões. Vamos lutar por um reajuste real nos salários. Não esqueçam de assinar e divulgar nosso abaixo assinado
Se não houver nossa pressão na negociação que está em curso, o Prefeito não vai recuar da sua proposta.
Diante disso, se na próxima assembléia estivermos presentes e nada de novo surgir, é a hora de nós trabalhadores estabelecermos um ESTADO DE GREVE.
Vamos nos encontrar na próxima assembléia.
Vamos decidir juntos os próximos passos na defesa de nossos salários e de melhores condições de trabalho.

 

Professores de Vinhedo

sábado, 23 de abril de 2011

CARTA MANIFESTO 2

Desabafo
Um dos maiores entraves da educação no Brasil hoje é que quem "manda" ou quem "pensa" (se é que pensa) na educação, ou faz muito tempo que não entra na sala para lecionar ou nunca entrou.Ou ainda é um(a) professor(a) que prefere ficar fora da sala de aula por não aguentar mais e faz questão de esquecer como é ser professor. Então, essas pessoas não fazem idéia, não tem noção de como é estar numa sala de aula nos dias atuais. Salas quentes, mal ventiladas e abarrotadas de alunos. O que essas pessoas precisam entender é que uma sala de aula de hoje, não é como as de 30 ou 40 anos atrás. Mas mesmo assim a filosofia continua a mesma daquela época. E ainda que o conhecimento sobre educação não se resume apenas num curso de pedagogia, às vezes, muito mal feito (sabe aqueles em que a pessoa deve estar presente apenas uma vez por mês ?). Precisam entender também que educação é coisa séria.
O que os governos e prefeituras passam para a população é que está tudo mil maravilhas, a educação está nas mão dos professores, mas isso não é verdade. Se estivesse tudo bem, não haveriam professores exonerando por todo lado e/ou indo trabalhar no municipio vizinho.
O professor está, há muito tempo, desmotivado por causa da desvalorização profissional e pessoal, da humilhação e da péssima qualidade de vida que lhe são impostas por parte dos que "mandam" ou dos entendidos da educação. 
O professor está doente há muito tempo só que não pode se tratar adequadamente porque lhe são impostos danos excessivos. 
O professor precisa de salário URGENTÍSSIMO pois só o combustível, em um ano, dobrou de preço. 
Pelo amor de DEUS, você que está aí em cima olhe para baixo vê se enxerga o professor, pois segundo as últimas notícias já é uma "espécie" em extinção. Ou estou enganado ?
Em quem você vai "mandar" depois ?
Meu nome é Devair A. Frenhe

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Abaixo-assinado PROFESSORES DE VINHEDO EM AÇÃO

Abaixo-assinado PROFESSORES DE VINHEDO EM AÇÃO

ABAIXO ASSINADO

Meus Amigos,

Elaboramos um abaixo assinado com as reinvindicações e inquietações da categoria. Este documento é uma tentativa de diálogo com as instâncias superiores. Colaborem assinando e divulgando-o.

«PROFESSORES DE VINHEDO EM AÇÃO»

Eu concordo com este abaixo-assinado e acho que também concordaras.
Assina o abaixo-assinado aqui http://www.peticaopublica.com.br/?pi=PROF2011 e divulga-o por teus contatos.



Obrigado.
Professores de Vinhedo

terça-feira, 19 de abril de 2011

SOBRE A ASSEMBLEIA (19/4/2011)


Tribos e Tribunais

(Humberto Gessinger -Engenheiros do Hawaii)

Todo dia a gente inventa uma alegria
A gente esquenta a água fria
E ignora a bola fora
Toda hora a gente dá um desconto
A gente faz de conta
Mas chega a um ponto em que ninguém mais quer saber
Crimes passionais
Profissionais liberais demais
Segredos de estado
Centroavante recuado
Isso me sugere muita sujeira
Isso não me cheira nada bem
Tem muita gente se queimando na fogueira
E muito pouca gente se dando muito bem
(2x)
Agente secreto
Agente imobiliário
Gente como a gente
Presidente e operário
Empresas estatais
Estátuas de generais
Heróis de guerra
Guerra pela paz
Hindus, industriais
Tribos e tribunais
Pessoas que nunca aparecem
Ou aparecem demais
Isso me sugere muita sujeira
Isso não me cheira nada bem
Tem muita gente se queimando na fogueira
E muito pouca gente se dando muito bem
(2x)
Críticos da arte
Arte pela arte
Pink Floyd sem Roger Waters (Welcome To The Machine)
Formas sem função
Fascistas de direita
Fascistas de esquerda
Empresas sem fins lucrativos
Empresas que lucram demais
E todo dia a gente inventa e fantasia
A gente tenta todo dia
Feitos cegos
Egos em agonia
Isso me sugere muita sujeira
Isso não me cheira nada bem
Isso me sugere muita sujeira
Isso não me cheira nada bem
Isso me sugere muita sujeira
Isso não me cheira nada bem, não, não
Todo dia, todo dia

sábado, 16 de abril de 2011

CARTA MANIFESTO


MAIS UM DESABAFO
Oi,
Sou professora da Rede Municipal de Ensino de Vinhedo e estou indignada com o tratamento dispensado a minha categoria  por parte da Secretaria Municipal de Educação desta cidade.
Nós, professores, somos o tempo todo desrespeitados em nossos direitos trabalhistas e profissionais. A necessidade deste manifesto se fez devido ao fato de eu não poder mais me calar diante de tanta decepção. Muitos já se calaram e desistiram de lutar! Por isso, decidi tornar públicas as minhas insatisfações e, assim, (Quem sabe?), ser ouvida, DE VERDADE,  por quem realmente manda e pode mudar. Sempre que busco conversar, na secretaria, nas reuniões do FUNDEB (conselho do qual faço parte representando a nossa categoria), nas reuniões de HTPC na escola, etc., ouço sempre a resposta: “Oh, vocês são muito importantes para nós, nossos professores são muito bons, precisamos valorizar o nosso professorado,  estamos trabalhando para resolver isso, o Plano de Carreira vai sair em breve, vocês receberão capacitação de qualidade, BLA, BLA, BLA, BLA, ...” e o que muda? NADA!!!
Entra governo, sai governo e os professores deste município continuam na esperança de que um dia vai melhorar! Muitos já deram um ponto final e foram trabalhar em outros municípios, onde os salários são melhores. Devido ao alto número de professores que desistiram de trabalhar em Vinhedo, muitas classes estão nas mãos de estagiárias ou professores que se dispõem a trabalhar em dois turnos em troca de uma mísera carga suplementar, em vez de hora extra, como deve ser, já que somos celetistas.
Vinhedo  está repleta de outdoors e propagandas de todo tipo informando a população desavisada que a educação do município está nas mãos dos professores. Não, meus amigos, a educação vinhedense não está, nem nunca esteve,  nas mãos dos professores!!!! Caso estivesse, jamais admitiríamos reformas nos prédios escolares em período de aula e por tanto tempo; o nosso Plano de Carreira já estaria pronto há muito tempo, valorizando, realmente, aqueles que trabalham pela educação municipal; nós jamais gastaríamos o dinheiro público contratando uma empresa para discutir e planejar sobre a nossa vida profissional sem a nossa participação efetiva;  nós não faríamos o papel de “panfleteiros” entregando propagandas de circo, de peças de teatro, de papelaria, etc. para nossos alunos, os quais precisam pagar para participar do que é divulgado; não aceitaríamos alunos de outros bairros e municípios só porque este ou aquele vereador pediu que o matriculássemos porque são filhos de eleitores deles; em vez de dois professores em sala de aula, como está sendo cogitado para a nossa rede, reduziríamos o número de alunos por classe e capacitaríamos todos os professores para que o ensino fosse eficaz;  pagaríamos mais psicólogos educacionais para nos orientarem e ajudarem com aquelas crianças e que apresentam mais dificuldades de aprendizagem ou necessitam de algum acompanhamento; teríamos também educadores sociais para auxiliar as famílias de nossos alunos, orientando-as na educação de seus filhos; se decidíssemos distribuir material escolar e uniformes a todos os alunos, indiscriminadamente, este benefício estaria nas mãos deles já no primeiro dia de aula ( é triste vê-los esperando por tanto tempo por algo que nunca chega); jamais permitiríamos que se colocasse asfalto em pátios escolares onde as crianças brincam, correm e transitam, correndo o risco de caírem e se machucar, o que acontece com frequência, infelizmente! Se a educação de Vinhedo estivesse em nossas mãos, os cargos de confiança não existiriam. Todos os funcionários da educação seriam concursados, para que não houvesse a imposição desta ou daquela condição política para ser diretor, vice-diretor, ou coordenador de uma escola; nós jamais permitiríamos que as outras secretarias, ou vereadores, fizessem projetos ou programas, ou leis, para trabalharmos na sala de aula. Nós decidiríamos o que trabalhar e quando trabalhar. E, se alguma secretaria municipal (Saúde ou Meio Ambiente, por exemplo) desenvolvesse qualquer projeto ou idéia, para a Educação executar, quem colheria os louros, e os ouros,  seríamos nós!
É,  meus amigos... a educação de Vinhedo definitivamente, e infelizmente, não está nas nossas mãos!!!
 Que pena!!!
Ah! Devo lembrar que não sou candidata a nenhum cargo público! Nem eletivo, nem  de confiança!!!
Professora Aratuza Gripp Santos
13/04/2011

domingo, 10 de abril de 2011

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE 2011-2020)

O novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o perío­do 2011-2020 é a principal diretriz a ser seguida por todas as políticas educacionais do País. Sendo apovado pelo Congresso, o PNE 2011 tem como principais focos a evolução da educação infantil, o aumento gradual do investimento no setor e a qualificação e valorização da carreira de professor.
Entre as metas do atual PNE voltadas para a melhoria na carreira e no salário do profissional da educação destacam-se: formar 50% de professores da educação básica com pós-graduação e assegurar planos de carreira para profissionais de magistério.
O plano exigirá que todos os sistemas  de ensino tenham dois anos para organizar planos de carreira com salários compatíveis com o nível de escolaridade correspondente.
Como é bem destacado pelo filósofo e professor da Faculdade de Educação da USP, Vladimir Safatle, em artigo publicado pela revista Carta na Escola (fev/2011), baixo salário e condições ruins tornaram a profissão no ensino público pouco atraente. É associada ao fracasso. Se a carreira não for estruturada e atraente, você nunca terá bons profissionais. 
Sendo assim, o ponto principal está no foco da melhora da profissão docente, que somente será garantida com a construção de um bom plano de carreira e salários.

sábado, 9 de abril de 2011

PLANO DE CARGOS E CARREIRA DO MAGISTÉRIO

No dia 07 de abril de 2011 foi publicado no Boletim Municipal de Vinhedo a Portaria nº 269, de 28 de março de 2011, que "dispõe sobre a criação de grupo de trabalho visando à atualiazação da Lei Complementar nº 04, de 05 de fevereiro de 1998, que 'dispõe sobre o Magistério Público e o respectivo Plano de Carreira e Salários, e dá outras providências'". Nesse documento estão os nomes de todos os representantes da rede municipal que irão compor o grupo de trabalho.
Desde já, todos aqueles que compõem a quadro de profissionais do magistério municipal devem acompanhar esse processo que está em curso, visto a importância de tal trabalho que será realizado.

PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS JÁ!


Por meio deste Blog estabeleceremos um canal de diálogo e discussão sobre assuntos e questões que envolvam a construção do Novo Plano de Cargos e Carreira. 

PROFESSORES DE VINHEDO